Britânicos criam estratégia para o setor de lácteos

Uma nova estratégia para resolver a crise que os produtores de leite britânicos estão enfrentando foi lançada em uma importante reunião da Dairy Coalition. A nova estratégia ajudará a garantir o futuro de longo prazo da indústria de lácteos britânica.
O presidente do conselho de lácteos da União Nacional de Produtores Rurais (NFU, sigla em inglês), Mansel Raymond, disse: "A prioridade do setor de lácteos é ter um mercado justo e funcional para a indústria do Reino Unido". "Acreditamos firmemente que todos os produtores devem receber um preço justo e sustentável pelo leite".

O plano

- Expor aqueles cujo comportamento prejudicial afeta o mercado de leite fluido.
- Trabalhar com compradores de leite para garantir que a representação seja profissional, independente e democrática, de forma que os interesses dos produtores sejam protegidos.
- Capturar as oportunidades para que as organizações de produtores reequilibrem o poder de negociação dentro da cadeia de fornecimento de leite e assistir os produtores que querem fazer organizações colaborativas dentro do setor leiteiro.
- Trabalhar para finalizar o código de boas práticas para contratos leiteiros.
- Desenvolver um processo para monitorar e reportar a implementação do Código de Boas Práticas para contratos leiteiros, e garantir sua adoção precoce e completa.
- Encorajar todos os compradores de leite a desenvolver modelos apropriados e transparentes de compra de leite, modelos de fixação de preços justos para todas as partes e que cubram os custos de produção.
- Expor as práticas ruins, o não cumprimento do Código de Boas Práticas e o comportamento irresponsável no mercado de leite desenvolvendo um mecanismo de informação aos produtores.
- Campanha para promover o queijo britânico e outros produtos lácteos aos consumidores e varejistas, no mercado doméstico e externo.
- Trabalhar com a DairyCo de forma que os produtores possam utilizar informações relevantes de mercado publicadas pela DairyCo, como dados atualizados de tendências globais, tabelas e previsões do mercado de lácteos.
- Preparar uma estratégia ambiciosa para o futuro da indústria de lácteos britânica sem as cotas de produção de leite da União Europeia (UE), que aproveite todas as vantagens da crescente demanda global e doméstica por produtos lácteos.


A reportagem retirada do site MilkPoint.